São Paulo
Local:
Caixa Cultural
Praça da Sé, 111
Sé - São Paulo
(11) 3321-4400
Horário:
19h15
$
Grátis
Bate-papo, Música
Tom Jobim Instrumental

A CAIXA Cultural São Paulo apresenta, de 24 a 27 de janeiro, “Tom Jobim Instrumental”, uma série de concertos gratuitos com a participação de sete grandes instrumentistas brasileiros em homenagem a Jobim.

Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, ou simplesmente Tom Jobim (1927-1994), é um dos maiores nomes da música brasileira. Notável como compositor, pianista e arranjador, foi um dos criadores do histórico movimento bossa nova. Para relembrar e celebrar o seu 92º aniversário, a série “Tom Jobim Instrumental” presta homenagem ao compositor através de quatro concertos dedicados à interpretações de sua obra por grandes nomes da música instrumental brasileira. Todos eles, músicos de reconhecida trajetória, transitam com autoridade pelo repertório do homenageado.

Serão interpretadas 46 obras, criteriosamente escolhidas entre as mais de 300 composições de Jobim. Delas, 18 são de autoria exclusiva, as demais foram escritas por Jobim e receberam letras de parceiros como Vinícius de Moraes, Newton Mendonça, Aloysio de Oliveira e Chico Buarque.

Os quatro concertos da série “Tom Jobim Instrumental” têm programas diferentes, e cada um deles será apresentado duas vezes na semana.

Nos dias 24, quinta-feira, e 26, sábado, estarão no palco, em apresentações solo, Fábio Caramuru, piano, Camilo Carrara, violão, e Toninho Ferragutti, acordeom. No programa, releituras de temas emblemáticos de Tom Jobim, como “Chovendo na roseira”, “Dindi”, “Garota de Ipanema”, “Desafinado”, “Wave” e “Samba do avião”.

Nos dias 25, sexta-feira, e 27, domingo, o quarteto formado por Marco Bernardo, piano, Léa Freire, flauta, Patrícia Ribeiro, violoncelo, e Edson Ghilardi, percussão, vai tocar, entre tantos outros, clássicos como “Olha Maria”, “Gabriela”, “Águas de março”, “Chega de saudade” e “Retrato em Branco e Preto”.

Bate-papos – Complementando a parte musical, o projeto apresentará ainda dois bate-papos sobre Tom Jobim e sua obra.

No dia 25 (sexta-feira), data do aniversário de Jobim, Fábio Caramuru e Marco Bernardo conversão sobre as influências musicais de Tom Jobim e seus estilos de composição.

No dia 26 (sábado), os temas do bate-papo entre Fábio Caramuru e João Marcello Bôscoli serão a vida e a obra de Tom Jobim, a convivência do maestro soberano com grandes nomes da MPB e a música de Jobim no mundo.

Envie para um amigo!

Artes Visuais
Exposição À Nordeste
Artes Visuais
Exposição À Nordeste
À Nordeste procura entrecruzar reflexões sobre o Brasil a partir da produção simbólica do Nordeste numa perspectiva de suas singularidades regionais e da radicalidade de sua dimensão sensível. Um olhar sobre a história da região que revela dimensões vertebrais da formação e da contemporaneidade do Brasil e de suas infinitas pluralidades. Reunindo um conjunto significativo […]
LOCAL
Artes VisuaisExposição
ACERVO EM TRANSFORMAÇÃO: MUSEUM OF CONTEMPORARY ART CHICAGO
Artes VisuaisExposição
ACERVO EM TRANSFORMAÇÃO: MUSEUM OF CONTEMPORARY ART CHICAGO
Acervo em transformação é o título da exposição de longa duração da coleção do MASP. Os trabalhos são expostos nos cavaletes de cristal — placas de vidro encaixadas em um bloco de concreto. Os cavaletes de cristal ficam dispostos em fileiras na sala ampla, livre de divisórias, do segundo andar do museu. Retirar as obras […]
LOCAL
CATEGORIAS
Contato
para dicas:
para anunciar: