São Paulo
Local:
Auditório Ibirapuera
Avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº
São Paulo
(11) 5908-4299
Horário:
19h
$
R$ 30 (inteira); R$ 15 (meia-entrada)
Ingresso
Música
Socorro Lira e convidadas

A compositora paraibana Socorro Lira lança luz à obra da escritora e poeta maranhense Maria Firmina dos Reis em Cantos à Beira-Mar, seu décimo segundo álbum de carreira.

O trabalho tem o mesmo nome do livro de poesia ‘Cantos à Beira-mar’, lançado em 1871 por Maria Firmina, professora, negra e considerada a primeira romancista brasileira, tendo antecedido Castro Alves em seu Navio Negreiro (1869) em dez anos, com o romance antiescravista Úrsula (1859) sobre a temática abolicionista.

O lançamento de Cantos à Beira-mar na forma de canção integra o primeiro ciclo do projeto AvivaVoz dedicado à Maria Firmina dos Reis, de autoria das escritoras paulistas Maria Valéria Rezende e Susana Ventura que assinam a pesquisa em torno das poetas brasileiras que viveram e publicaram nos séculos XVIII a XX no Brasil e em alguns periódicos de Portugal, mas não foram reconhecidas pela crítica literária da época ou ficaram esquecidas ao longo da História; e de Socorro Lira que selecionou e musicou 102 poemas de dez autoras dentre as mais de quarenta levantadas. O conteúdo será publicado em CDs, Songbook, palestras e show.

A apresentação no Auditório traz composições de Socorro Lira sobre poemas de Firmina: Ela, Seu nome, O meu desejo e Uma tarde no Cuman, do EP Seu Nome lançado por Socorro em 2017, além de seis temas inéditos.

No Auditório Ibirapuera Socorro Lira conta com participação especial da escritora Maria Valéria Rezende, apresentando, da acordeonista Cimara Fróis e da cantora Fabiana Cozza.

Os arranjos e a direção musical de Cantos à Beira-mar são do músico pernambucano Jorge Ribas, parceiro da paraibana desde o seu primeiro CD em 2001.

Na banda, Ana Eliza Colomar (sax, flauta), Álvaro Couto (sanfona, piano), Clara Bastos (baixo acústico), Cássia Maria (percussão) e Jorge Ribbas (violão, arranjos e direção musical). A direção de arte é da própria Socorro Lira e as projeções são de Murilo Alvesso.

Envie para um amigo!

CATEGORIAS
Contato
para dicas:
para anunciar: