São Paulo
Local:
Petra Belas Artes
Rua da Consolação, 2423
Consolação - São Paulo
(11) 2894-5781
Horário:
19h30
$
R$ 22 (inteira); R$ 11 (meia-entrada)
Ingresso
Cinema
Semana Andrei Tarkovsky

De 10 a 16 de janeiro, o CAIXA Belas Artes dedicará uma semana ao cineasta russo Andrei Tarkovsky (1932–1986) com três dos seus sete longas-metragens realizados para o cinema: “Andrei Rublev”(1966), “Solaris” (1971) e “Stalker” (1979).

Considerado o “Dostoievski do Cinema”, Tarkovsky estudou música e pintura, formou-se em Geologia, porém, descobriu no Cinema a sua verdadeira paixão. Ainda na juventude, teve a oportunidade de conhecer obras essenciais do Neo-Realismo italiano, da Nouvelle Vague francesa, e de diretores como Akira Kurosawa, Luis Buñuel, Ingmar Bergman, Robert Bresson, Kenji Mizoguchi e Andrzej Wajda, cujo filme “Cinzas e Diamantes” (1958) foi de grande influência para ele. Contudo, logo Tarkovsky desenvolveu um estilo bastante pessoal, sempre voltado para as questões existenciais e metafísicas, com ênfase na busca pela verdade, na poesia e na transcendência espiritual.

Os três filmes selecionados marcam fases distintas do diretor, a começar por “Andrei Rublev”, vencedor do prêmio FIPRESCI no Festival de Cannes, uma cinebiografia do famoso pintor russo que dá nome ao filme, com roteiro coescrito pelo também russo Andrey Konchalovskiy, diretor de sucessos como “Os Amantes de Maria” (1984) e “Expresso para o Inferno” (1985); a seguir vem “Solaris”, vencedor do prêmio FIPRESCI e do Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes, uma ficção científica e filosófica, considerada uma resposta de Tarkovsky ao “estéril” (segundo ele) “2001: Uma Odisseia no Espaço” (1968), de Stanley Kubrick; e para completar a tríade, teremos “Stalker”, vencedor do Prêmio do Júri Ecumênico no Festival de Cannes, último filme de Tarkovsky realizado na Rússia, inteiramente refilmado após um incidente inutilizar os negativos do primeiro registro. Este filme é do mesmo ano de “O Primeiro Dia”, projeto abandonado com as filmagens já avançadas devido a discordâncias do diretor com os produtores russos, fato que fez com que ele deixasse de filmar em seu país, produzindo seus últimos trabalhos entre a Itália e a Suécia.

Apesar de sua filmografia pouco extensa, Andrei Tarkovsky deixou para a posteridade diversas obras-primas até hoje reverenciadas pela crítica, principalmente pela atemporalidade e pertinência dos seus temas. O sueco Ingmar Bergman, um dos maiores cineastas de todos os tempos, definiu Tarkovsky como “o maior (de todos nós), aquele que inventou uma nova linguagem, fiel à natureza do cinema, uma vez que capta a vida como um reflexo, a vida como um sonho”.

Programação:

Quinta dia 10.01
19h30- Andrei Rublev (ANDREY RUBLEV – dir. Andrey Tarkovisky, 1966, 205min)

Sexta dia 11.01
19h30- Stalker (STALKER – Dir. Andrey Tarkovisky, 1979, 162min)

Sábado dia 12.01
19h30- Andrei Rublev (ANDREY RUBLEV – dir. Andrey Tarkovisky, 1966, 205min)

Domingo dia 13.01
19h30- Solaris (SOLARYS – Dir. Andrey Tarkovisky, 1971, 167min)

Segunda dia 14.01
19h30- Stalker (STALKER – Dir. Andrey Tarkovisky, 1979, 162min)

Terça dia 15.01
19h30– 19h00 – Solaris (SOLARYS – Dir. Andrey Tarkovisky, 1971, 167min)

Quarta dia 16.01
19h30 – Andrei Rublev (ANDREY RUBLEV – dir. Andrey Tarkovisky, 1966, 205min)

Envie para um amigo!

Cinema
Os Pássaros @ Cinemário
Cinema
Os Pássaros @ Cinemário
Nos meses de junho e julho, o CineMário apresenta, em sessões noturnas, uma seleção de filmes de Alfred Hitchcock, o mestre do suspense. No dia 12/6, o filme será “Os Pássaros” de 1963. Sobre o filme: Melanie Daniels, uma bela e rica socialite, conhece o advogado Mitch Brenner em um pet shop e fica interessada […]
LOCAL
Teatro
Lume Teatro @ Kintsugi, 100 Memórias
Teatro
Lume Teatro @ Kintsugi, 100 Memórias
Partindo dos limites da teatralidade e do modo fragmentário, o espetáculo tenta aproximar-se de uma ideia de memória não linear nem bucólica, mas sim uma memória que apresenta o gesto da vontade no ato de lembrar. Ficha técnica: Direção: Emilio García Wehbi Dramaturgia: Pedro Kosovski Atuação: Ana Cristina Colla, Jesser de Souza, Raquel Scotti Hirson […]
LOCAL
Música
Black Mantra convida BNegão e Black Alien
Música
Black Mantra convida BNegão e Black Alien
Ciclo 1906 reune pela primeira vez em um mesmo palco a banda Black Mantra e os convidados BNegão e Black Alien: um show inédito com grandes nomes que realizam a sua própria interpretação pessoal fusionando diferentes estilos e paixões musicais. BLACK MANTRA Idealizado por Caio Leite e Leonardo Marques, o Black Mantra reúne um repertório […]
LOCAL
FestaMúsicaNoite
Samba do Sol
FestaMúsicaNoite
Samba do Sol
Samba do Sol em edição super especial, madrugada a dentro de muita alegria! Pela 1ª vez em uma VÉSPERA de FERIADO! • DJ Kim Cotrim • DJ Marina Lopes • Grande Roda de Samba com Batuque do Samba (Sambão de Raiz formado por sambistas do Bixiga!)
LOCAL
CATEGORIAS
Contato
para dicas:
para anunciar: