São Paulo
Local:
MASP
Avenida Paulista, 1578
Bela Vista - São Paulo
(11) 3251-5644
Horário:
das 10h às 18h; terças até as 20h
$
R$ 35 (inteira); R$ 17,50 (meia-entrada); Grátis às terças
Ingresso
Cinema, Exposição
SALA DE VÍDEO: Jenn Nkiru

EBIRTH IS NECESSARY [Renascimento é necessário] (2017), da cineasta anglo-nigeriana Jenn Nkiru (Londres, Inglaterra, 1987), é um vídeo de estilo ágil e de grande apelo visual, que agrupa imagens de arquivo, trechos de outros filmes e músicas. O trabalho, influenciado pelo cinema africano e diaspórico, em especial pelo afrofuturismo, apresenta uma visão exuberante sobre a negritude e as formas de resistência política e cultural.

O afrofuturismo foi um movimento estético e intelectual que emergiu no final da década de 1960 em um contexto de luta antirracista e pelos direitos civis nos Estados Unidos. Com narrativas de ficção científica, que projetavam a África e seus descendentes a um nível elevado de desenvolvimento tecnológico e social, o afrofuturismo, ainda hoje, pode ser identificado por características como o realismo, a fantasia, as formas de pensar não ocidentais e as referências à arte africana e diaspórica.

A escravidão obrigou milhares de africanas e africanos a abandonar seus territórios, práticas religiosas e culturais. Essa experiência além-mar foi comparada por diversos teóricos a um processo de abdução, em que corpos negros, sobrevivendo à imposição violenta e à desterritorialização, seriam como extraterrestres em uma nova cultura. Tal comparação, que soa tão cruel quanto curiosa, permitiu que intelectuais, artistas e ativistas – como o jazzista Sun Ra (1914-1993), a escritora Octavia E. Butler (1947-2006) e George Clinton, líder das bandas Parliament e Funkadelic – encontrassem argumentos estruturais para contrapor o silenciamento que a escravidão impôs.

Por sua vez, o legado da escravidão usurpou o direito à memória e à individualidade, mas não silenciou o ímpeto de negras e negros de reaverem seu protagonismo histórico e retomarem suas ancestralidades. Desta forma, o vídeo de Nkiru atualiza a mensagem afrofuturista: o negro é passado, presente e futuro, e é por isso que a resistência é também uma forma de se renascer.

Ao longo de 2019, os vídeos aqui apresentados integram o ciclo de Histórias das mulheres, histórias feministas do MASP. O programa destaca a produção de mulheres artistas, de diferentes nacionalidades, gerações e origens, com o objetivo de promover discussões sobre feminismos e representatividade no campo das artes.

Sala de vídeo: Jenn Nkiru tem curadoria de Horrana de Kássia Santoz, assistente de mediação e programas públicos do MASP.

Até 24 de março
De quarta a domingo, das 10h às 18h; Terças das 10h às 20h

Envie para um amigo!

Festa
Festa que se chama AMÔ – Pagode 90
Festa
Festa que se chama AMÔ – Pagode 90
Aquele PAGODÃO AO VIVO “que tomou conta do meu ser”! Vem no sapatinho pra dançar e cantar com o Grupo Curte o Som tocando aqueles clássicos “Clássudos” como:: Raça Negra, Katinguelê, Soweto, Molejo, ArtPopular, Só pra Contrariar, entre outros. ++++ Dj 10zanu tocando muito lerê Lerê & lalaiá lalaiá
LOCAL
FestaMúsica
Os Brutus, Antiprisma & Os Gardenal @ AntenaZero festival
FestaMúsica
Os Brutus, Antiprisma & Os Gardenal @ AntenaZero festival
Comemoração de 7 anos da rádio Antena Zero, com DJs da rádio e shows das bandas Os Brutus (surf-music), Antiprisma (folk-rock) & Os Gardenal (pub-rock-r’n’r). DJ’s Girardi, Silvia & Wilson ‘AntenaZero’
LOCAL
FestaMúsicaNoite
Noite UnderShazam | Tauã (BR)
FestaMúsicaNoite
Noite UnderShazam | Tauã (BR)
N O I T E U N D E R S H A Z A M apresenta Tauã Lançado nas redes em Maio de 2018, o álbum Ã, do compositor e poeta pernambucano TauÃ, será apresentado no dia 19, no Secretinho. O álbum, que conta com arranjos da Joinhas Band e participações de artistas da […]
LOCAL
Música
Yaniel Matos Trio Convida Anaïs Sylla
Música
Yaniel Matos Trio Convida Anaïs Sylla
O multi instrumentista e compositor cubano Yaniel Matos e os músicos Bruno Tessele no contrabaixo e Bruno Tessele na bateria convidam a cantora e compositora francesa Anaïs Sylla e revisitam suas raízes musicais de origem. Yaniel Matos pertence a geração de músicos educado pela revolução cubana que elegeram o jazz e sua liberdade criativa como […]
LOCAL
CATEGORIAS
Contato
para dicas:
para anunciar: