São Paulo
Local:
Museu da Imagem e do Som
Avenida Europa, 158
Jardim Europa - São Paulo
(11) 2117-4777
Horário:
das 10h às 21h; domingos e feriados, das 9h às 19h
$
Grátis
Exposição, Fotografia
Nova Fotografia | Maria, José e Menino

Em março, o MIS inaugura a primeira mostra do programa Nova Fotografia 2019, que selecionou seis trabalhos inéditos para exposição ao longo do ano. Para abrir o calendário do projeto, o Museu apresenta Maria, José e Menino, da fotógrafa Marina Schiesari. Com entrada gratuita, a mostra abre no dia 28 de março, às 19h, e segue em cartaz até o dia 12 de maio, no Espaço Nicho do Museu.

De acordo com a artista, a exposição explora a ambiguidade de um núcleo familiar marcado por pensamentos divergentes e, apesar disso, também por uma vontade de manter a convivência. Entre tantos vínculos afetivos e abismos ideológicos, a sustentação de um teto compartilhado exige que se encontre na casa lugares capazes de acolher também as individualidades. Compondo uma narrativa fragmentária, estas imagens resultam de um percurso lento e hesitante pela casa que alterna seu foco entre os sujeitos desses afetos e espaços simbólicos de refúgio nos quais eles não são capazes de penetrar.

“Maria, José e Menino apontam para personagens que trazem consigo a promessa de uma família unida por laços não apenas afetivos, mas sagrados. Distante dessa família arquetípica está a família da artista, cuja singularidade reside nos espaços de incomunicabilidade que ela localiza dentro de uma história tantas vezes contada”, aponta Ronaldo Entler, pesquisador, professor e crítico de fotografia, no texto de abertura da exposição.

“Essas imagens mostram distâncias que não conseguimos medir: essa parece ser uma casa da vizinhança, cujos cômodos reconhecemos de lugares que frequentamos ou habitamos. Mas ela é feita também de incômodos que não sabemos nomear. É o lugar em que a harmonia prometida por Maria, José e Menino arquetípicos se revela inalcançável”, completa.

A série Maria, José e Meninofoi realizada entre 2016 e 2018, em Barretos, interior de São Paulo, e é composta por 18 fotos em P&B.

Sobre a fotógrafa
Marina Schiesari (São Paulo, SP, 1996) estuda arquitetura e urbanismo na Escola da Cidade. A partir de um olhar arquitetônico, encontrou na fotografia uma maneira de interpretar a complexidade existente no espaço. Em 2018, produziu um ensaio fotográfico analógico reunido no fotozine Futuro do passado. Atualmente, trabalha com design gráfico e busca se aprofundar em pesquisas de fotografia e imagem.

Sobre o Nova Fotografia
Criado em 2011, o Nova Fotografia é um projeto anual do Museu da Imagem e do Som que busca criar um espaço permanente para exposição de fotografias de artistas promissores que se distinguem pela qualidade e inovação do seu trabalho. A cada ano, seis séries de imagens são escolhidas por meio de convocatória e expostas no Museu. A edição de 2019 conta com o acompanhamento curatorial de Mônica Maia, sócia diretora da DOC Galeria, e do pesquisador, professore crítico de fotografia Ronaldo Entler.

Até 19 de maio
De terça a sábado, das 10h às 21h; domingos e feriados, das 9h às 19h

Envie para um amigo!

Artes Visuais
Exposição À Nordeste
Artes Visuais
Exposição À Nordeste
À Nordeste procura entrecruzar reflexões sobre o Brasil a partir da produção simbólica do Nordeste numa perspectiva de suas singularidades regionais e da radicalidade de sua dimensão sensível. Um olhar sobre a história da região que revela dimensões vertebrais da formação e da contemporaneidade do Brasil e de suas infinitas pluralidades. Reunindo um conjunto significativo […]
LOCAL
Artes VisuaisExposição
ACERVO EM TRANSFORMAÇÃO: MUSEUM OF CONTEMPORARY ART CHICAGO
Artes VisuaisExposição
ACERVO EM TRANSFORMAÇÃO: MUSEUM OF CONTEMPORARY ART CHICAGO
Acervo em transformação é o título da exposição de longa duração da coleção do MASP. Os trabalhos são expostos nos cavaletes de cristal — placas de vidro encaixadas em um bloco de concreto. Os cavaletes de cristal ficam dispostos em fileiras na sala ampla, livre de divisórias, do segundo andar do museu. Retirar as obras […]
LOCAL
CATEGORIAS
Contato
para dicas:
para anunciar: