São Paulo
Local:
Museu da Imagem e do Som
Avenida Europa, 158
Jardim Europa - São Paulo
(11) 2117-4777
Horário:
das 12h às 20h; domingos e feriados das 11h às 19h
$
Grátis
Exposição, Fotografia
Nova Fotografia 2018 – Bambas

Em outubro, o MIS inaugura a quinta mostra do programa Nova Fotografia 2018: “Bambas”, de Hudson Rodrigues. A mostra, exposta no espaço Nicho do Museu, abre no dia 25 de outubro, às 19h, com entrada gratuita, e fica em cartaz até 9 de dezembro.

Hudson Rodrigues nasceu em Americanópolis, um bairro pobre da capital paulista. Cresceu dentro de uma “família preta, em uma casa de bambas, onde se tocava samba com muito respeito”, descreve. “Há mais ou menos três anos comecei a me interessar pelo meu passado e pelas pessoas pretas e assim, meio que sem querer, comecei a fotografar os “bambas” – pretos da rua e da minha família. Estudava alguma situações na minha cabeça, poses e jeitos, algo que nos representasse, sem perder o fio natural de ser e de sentir. Fotografei meu primo um menino preto, cheio de vontade da vida, minha tia cansada sentada no sofá. Algumas festas que eu frequentava se tornaram um laboratório de observação. E assim começou uma pequena descoberta: o processo já estava ao meu redor, fotografei o que me cercava”, conta Hudson sobre como iniciou o ensaio.

Nas 18 imagens que compõem a série em cartaz no MIS, o fotógrafo expõe de forma direta as situações de alguns negros que vivem em nosso País: o olhar da criança simples, mas de personalidade forte; o semblante da mulher negra cansada de uma vida de luta; os jovens cheios de garra mostrando suas posses com orgulho. As fotos foram feitas de forma direta, já que Hudson sempre esteve inserido em todas as cenas, afinal é um deles. “Retrato as marcas da vida, a posição firme apesar do cansaço de seus protagonistas – a briga para conquistar o mínimo cansa, mas ainda temos força!”, finaliza.

Hudson Rodrigues tem 37 anos e é formado em design gráfico. Nasceu e cresceu em São Paulo e tem uma relação estreita com a cidade. Adora os personagens que nela habitam, seus mistérios e loucuras, por isso esses elementos são presença frequente em seu trabalho fotográfico.

Até 9 de dezembro
De terça a sábado das 12h às 20h; domingos e feriados das 11h às 19h

Envie para um amigo!

Música
Gang of Four
Música
Gang of Four
Originado em Leeds (Inglaterra), em 1976, o Gang of Four é um dos mais influentes e radicais grupos da história da música moderna britânica. Entertainment!, LP de estreia da banda, completa 40 anos em 2019 e permanece em surpreendente sintonia com o nosso tempo. O álbum é considerado um dos cinco melhores discos de punk […]
LOCAL
Música
Fábio Barros
Música
Fábio Barros
Show de lançamento digital do single “Raimundo”, pela Tratore. No palco, Fábio Barros se junta aos músicos Mairah Rocha e Marcelo Dworecki para apresentar, em arranjos exclusivos, um repertório autoral composto de músicas dos seus 3 últimos álbuns, mais algumas do próximo que será lançado no início de 2019.
LOCAL
Música
Bemti convida Johnny Hooker e Nina Oliveira
Música
Bemti convida Johnny Hooker e Nina Oliveira
O mineiro sobe ao palco para lançar seu novo trabalho solo, Era Dois. O disco tem como base a viola caipira, instrumento de alma do artista, e conta com dois singles “Gostar de Quem” e “Tango”, esse com participação de Johnny Hooker. Nina Oliveira também sobe ao palco para o show de estreia. Além de […]
LOCAL
Música
Quatuor Zaïde (FRA) e Ovanir Buosi (BRA)
Música
Quatuor Zaïde (FRA) e Ovanir Buosi (BRA)
Destaque entre os quartetos de cordas franceses, em dez anos de existência, o Zaïde conquistou diversos prêmios e se apresenta nas mais importantes salas de concerto do mundo, como o Concertgebouw em Amsterdã. O grupo se apresenta no Festival ao lado de Ovanir Buosi, clarinete solista da Osesp e músico versátil que já integrou diferentes […]
LOCAL
CATEGORIAS
Contato
para dicas:
para anunciar: