São Paulo
Local:
Pina Luz
Praça da Luz, 2

(11) 3324-1000
Horário:
das 10h às 17h30
$
R$ 10 (inteira); R$ 6 (meia-entrada); Grátis aos sábados
Artes Visuais, Exposição
Matheus Rocha Pitta: Primeira Pedra e Acordo

A Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, exibe ao público do museu, de 16 de fevereiro a 17 de junho de 2019, pela primeira vez, quatro obras incorporadas recentemente à sua coleção. Com patrocínio da Água Ama, as obras de Marcius Galan, Débora Bolsoni, Regina Parra e Matheus Rocha Pitta ocupam quatro salas (A, B, C e D) contíguas à exposição de longa duração no 2º andar da Pina Luz. Com curadoria do Núcleo de Pesquisa e Curadoria da Pinacoteca, o conjunto propõe um contraponto entre o histórico e o contemporâneo a partir do próprio acervo da instituição.

Na sala D, o mineiro Matheus Rocha Pitta apresenta a instalação interativa composta de cubos de concreto Primeira pedra, doada ao museu pelo próprio artista e pela galeria que o representa. Com tamanho ideal para acomodar-se em uma mão e dispostos no chão do espaço sobre folhas de jornal do dia anterior, os cubos são oferecidos ao público não por dinheiro, mas por uma outra pedra: para possui-los, o visitante deve sair do museu e trazer a primeira pedra que encontrar.

A obra radicaliza o conceito de múltiplo no qual cada peça poderá ser levada pelo visitante como obra para casa, afirmando-se, dessa forma, um vínculo entre o museu e a cidade por meio do gesto de cada indivíduo. Também serão exibidas quatro obras da série Acordo, que é constituída de lajes que trazem um arquivo de fotografias recortadas de jornais, retratando pessoas performando acordos – gestos como apertos de mão, abraços, beijos.

Ao longo de sua trajetória artística, Rocha Pitta (Tiradentes, 1980), sedimentou interesses e estratégias que permitem identificar, em uma prática que se adensa a cada nova apresentação, um enunciado crítico sobre os mecanismos de troca que regem a vida comum. Em 2014, o artista participou da Bienal de Taipei e da coletiva Blind Field no Kunst IM Tunnel de Dusseldorf e em 2013 realizou a individual Acordo, Fondazione Morra Greco, Napoli, Itália.

Até 17 de junho
De quarta a segunda, das 10h às 17h30 – com permanência até as 18h

Envie para um amigo!

Cinema
Os Pássaros @ Cinemário
Cinema
Os Pássaros @ Cinemário
Nos meses de junho e julho, o CineMário apresenta, em sessões noturnas, uma seleção de filmes de Alfred Hitchcock, o mestre do suspense. No dia 12/6, o filme será “Os Pássaros” de 1963. Sobre o filme: Melanie Daniels, uma bela e rica socialite, conhece o advogado Mitch Brenner em um pet shop e fica interessada […]
LOCAL
Teatro
Lume Teatro @ Kintsugi, 100 Memórias
Teatro
Lume Teatro @ Kintsugi, 100 Memórias
Partindo dos limites da teatralidade e do modo fragmentário, o espetáculo tenta aproximar-se de uma ideia de memória não linear nem bucólica, mas sim uma memória que apresenta o gesto da vontade no ato de lembrar. Ficha técnica: Direção: Emilio García Wehbi Dramaturgia: Pedro Kosovski Atuação: Ana Cristina Colla, Jesser de Souza, Raquel Scotti Hirson […]
LOCAL
Música
Black Mantra convida BNegão e Black Alien
Música
Black Mantra convida BNegão e Black Alien
Ciclo 1906 reune pela primeira vez em um mesmo palco a banda Black Mantra e os convidados BNegão e Black Alien: um show inédito com grandes nomes que realizam a sua própria interpretação pessoal fusionando diferentes estilos e paixões musicais. BLACK MANTRA Idealizado por Caio Leite e Leonardo Marques, o Black Mantra reúne um repertório […]
LOCAL
FestaMúsicaNoite
Samba do Sol
FestaMúsicaNoite
Samba do Sol
Samba do Sol em edição super especial, madrugada a dentro de muita alegria! Pela 1ª vez em uma VÉSPERA de FERIADO! • DJ Kim Cotrim • DJ Marina Lopes • Grande Roda de Samba com Batuque do Samba (Sambão de Raiz formado por sambistas do Bixiga!)
LOCAL
CATEGORIAS
Contato
para dicas:
para anunciar: