São Paulo
Local:
Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso
Avenida Paulista, 1313
Jardins - São Paulo
(11) 3146-7405 / 7406
Horário:
das 10h às 22h; domingo, das 10h às 20h
$
Grátis
Artes Visuais, Exposição
Exposição Sarro – O Brasileiro Global

É do rico acervo do Memorial de Arte Adelio Sarro, localizado em Vinhedo-SP, inédito nas galerias e centros culturais do Brasil, que vem as obras que compõem a mostra “Sarro: O Brasileiro Global”. Assim como o local construído pelo próprio artista para eternizar a sua biografia e deixá-la como legado para a história da arte no Brasil, a exposição apresenta uma linha do tempo de sua trajetória como artista, com criações de vários períodos, que se misturam a sua própria história de vida.

Em 2001, o crítico de arte francês André Parinaud escreveu: “Através da sinergia das formas e das cores de Sarro, o povo encontra-se glorificado nas suas esperanças”. E essa esperança manteve-se altiva nessas mais de seis décadas de vida dedicada à arte e a vemos retratada em cada personagem – agricultores, trabalhadores, vagabundos, mulheres indígenas, mulatas, diaristas, mães com seus filhos – elevado ao papel de ator nas intensas e coloridas cenas cotidianas pintadas por Sarro. Mãos fortes e predominantes, pés grandes e descalços e expressões melancólicas que nos levam a um choque emocional frente a uma realidade tão remota e ao mesmo tempo tão próxima.

“Sarro: O Brasileiro Global” destaca ainda a preocupação do artista com acessibilidade, o que o levou a desenvolver um método original para que, mesmo os completamente cegos, captem sua obra pela descrição em braille e ao tatear as texturas percebendo as figuras e cores através das massas cromáticas criadas por ele. Sarro mostra ao público também esculturas em fiberglass e em bronze que para ele representam uma evolução da forma, dos traços e da cor.

Todas as obras apresentadas na mostra estão sendo vistas pela primeira vez pelo público brasileiro, mas já figuraram em exposições internacionais e estiveram presentes em museus da China.

Até 13 de janeiro 
Terça a sábado, das 10h às 22h; domingo, das 10h às 20h

Envie para um amigo!

Música
Fernando Salem
Música
Fernando Salem
Fernando Salem faz show de seu atual projeto, o eDisc Eu Segundo Eu no Bona, com as participações especiais de Emerson Leal, Marcos Bowie e Carneiro Sândalo. No movie-show Eu Segundo Eu, a voz e o violão de Salem se mixam à pressão sonora e visual de ritmos e imagens pré-programadas de diferentes fases da […]
LOCAL
Música
Wanda Sá, Marcos Valle e Roberto Menescal
Música
Wanda Sá, Marcos Valle e Roberto Menescal
Os três artistas se reúnem para prestar homenagem e rememorar os 60 anos da bossa nova, da qual foram peças fundamentais. Os compositores Menescal e Marcos Valle apresentam obras autorais. Já a intérprete Wanda Sá revisita clássicos de outros compositores da bossa, como Tom Jobim, Vinícius de Moraes, João Donato e Carlos Lyra.
LOCAL
Música
Família Bonagente
Música
Família Bonagente
Nascida em 2016 no coração de São Paulo o grupo cria a través de suas apresentações uma ponte onde é possível dialogar com músicas e sonoridades de princípios de 1900. Uma releitura com algumas jóias da origem do jazz & Blues e algumas músicas autorais. O encontro sonoro dos três integrantes do grupo Rocio Romero, […]
LOCAL
Música
Arismar do Espírito Santo, Gabriel Grossi e Fábio Peron
Música
Arismar do Espírito Santo, Gabriel Grossi e Fábio Peron
Encontro de dois feras da música instrumental brasileira. Neste show, o multiinstrumentista Arismar do Espírito Santo se reúne com o gaitista Gabriel Grossi com participação especial do bandolinista Fábio Peron para apresentarem repertório autoral, releituras e improvisos inspirados vindo de dois grandes nomes da música instrumental! Gabriel Grossi Apesar de jovem, Gabriel tem uma trajetória […]
LOCAL
CATEGORIAS
Contato
para dicas:
para anunciar: