São Paulo
Local:
MASP
Avenida Paulista, 1578
Bela Vista - São Paulo
(11) 3251-5644
Horário:
das 10h às 18h; terças até as 20h
$
R$ 35 (inteira); R$ 17,50 (meia-entrada); Grátis às terças
Ingresso
Artes Visuais, Exposição
Exposição Pedro Figari: Nostalgias africanas

Pedro Figari (Montevidéu, Uruguai, 1861-1938), artista branco, é um dos grandes representantes do modernismo latino-americano, unindo, em sua pintura, um estilo muito particular de gestos, manchas e movimento, e o desejo de fundar um território autônomo, baseado em suas raízes históricas e étnicas. Nesse sentido, Figari atuou durante grande parte de sua vida como advogado de destacada voz pública, defendendo temas ligados aos direitos humanos, à educação e à arte. Foi diretor da Escola de Artes e Ofícios em Montevidéu e ali propôs a fusão entre indústria e arte através de uma identidade latino-americana, visando fomentar “a mentalidade nacional com critérios próprios”.

A exposição Pedro Figari: nostalgias africanas faz referência ao título de uma de suas pinturas e inclui uma profusão de cenas do cotidiano, conferindo dignidade e complexidade aos afro-uruguaios — há grupos que dançam candombes e bailongos, convivem nos pátios das moradias coletivas ou realizam cerimônias fúnebres tradicionais. Ainda que as cenas que Figari pintou não possam ser consideradas um registro histórico fiel, elas representam o desejo de reconhecer a importância histórica e cultural das populações uruguaias de origem africana em contexto urbanos — e não apenas no mundo do trabalho, da natureza e do erotismo, como frequentemente se dá no Brasil.

A exposição é organizada pelo MASP em parceria com o Museo Nacional de Artes Visuales e o Museo Figari, ambos de Montevidéu, e tem curadoria de Mariana Leme, curadora assistente do MASP, e Pablo Thiago Rocca, diretor do Museo Figari.

Até 10 de fevereiro
De quarta a domingo, das 10h às 18h; Terças das 10h às 20h

Envie para um amigo!

Artes Visuais
Exposição À Nordeste
Artes Visuais
Exposição À Nordeste
À Nordeste procura entrecruzar reflexões sobre o Brasil a partir da produção simbólica do Nordeste numa perspectiva de suas singularidades regionais e da radicalidade de sua dimensão sensível. Um olhar sobre a história da região que revela dimensões vertebrais da formação e da contemporaneidade do Brasil e de suas infinitas pluralidades. Reunindo um conjunto significativo […]
LOCAL
Artes VisuaisExposição
ACERVO EM TRANSFORMAÇÃO: MUSEUM OF CONTEMPORARY ART CHICAGO
Artes VisuaisExposição
ACERVO EM TRANSFORMAÇÃO: MUSEUM OF CONTEMPORARY ART CHICAGO
Acervo em transformação é o título da exposição de longa duração da coleção do MASP. Os trabalhos são expostos nos cavaletes de cristal — placas de vidro encaixadas em um bloco de concreto. Os cavaletes de cristal ficam dispostos em fileiras na sala ampla, livre de divisórias, do segundo andar do museu. Retirar as obras […]
LOCAL
CATEGORIAS
Contato
para dicas:
para anunciar: