São Paulo
Local:
Japan House
Avenida Paulista, 52
São Paulo -
(11) 3090-8900
Horário:
das 10h às 22h; domingos e feriados até 18h
$
Grátis
Artes Visuais, Exposição
Exposição Dimensão

Inspirada pela cena jovem e pulsante da cidade de Tóquio, a JAPAN HOUSE São Paulo apresenta 次元 Dimensão, do duo NONOTAK, que propõe a quebra entre as fronteiras das artes visuais e da arquitetura. São três instalações imersivas e sensoriais, que ficam em cartaz de 02 de outubro até 06 de janeiro de 2019, no térreo do centro cultural.

O trabalho de NONOTAK, fundado em 2011 pelo arquiteto e músico japonês Takami Nakamoto e a ilustradora Noemi Schipfer, marca presença em apresentações, instalações, site specifics (obras idealizadas para um ambiente e lugar determinado) e performances. Realizadas nos mais diversos espaços, seus trabalhos alteram a perspectiva espacial dos visitantes e apresentam uma nova relação entre arte, som, tecnologia e público por meio de uma linguagem dinâmica. A atuação do coletivo é uma forma de homenagem à cultura japonesa, mesclando ancestralidade e novas mídias de modo pioneiro e inovador. Suas obras cinéticas e luminosas, com trilha sonora própria, propõem uma experiência que subverte as noções de tecnologia e arquitetura, utilizando um viés poético e contemporâneo.

Com curadoria do THE FORCE, coletivo de tecnologia de arte, a mostra 次元 Dimensão levanta a reflexão sobre o permanente avanço da tecnologia e sua inserção no universo das artes por meio de três obras impactantes, como “Magnitude”, uma instalação sensorial com barras de LED e programação avançada que, partindo da presença do corpo físico, propõe uma imersão visual mediada pela interferência tecnológica.

Já a instalação imersiva “Daydream V.5 Infinite” é feita com projeção a laser, espelhos e sonorização, que dialogam com a sensação de infinito e geram distorções espaciais, que estabelecem uma conexão física entre o espaço real e o espaço virtual. Dentro dela, o espectador é convidado a viver um distanciamento da realidade, considerando que raios de luz são usados para gerar espaços abstratos, enquanto o som cria os ecos do espaço virtual.

Além de possibilitar aos espectadores essa vivência do que poderia ser uma nova dimensão de realidade, os artistas também usam a inovação das técnicas de iluminação para criar a obra “Zero Point Two”, instalação sonora e visual feita com fibra óptica laser, em que raios de luz são transmitidos aleatoriamente, desenvolvendo infinitas formas geométricas. Entre a criação de um losango ou um círculo, o público observa a rapidez de transformação em um espaço que traz a ilusão de ilimitado. Inovar a vivência do público com a arte e se reinventar no meio dos avanços tecnológicos, são os objetivos do duo NONOTAK, que enfatiza em seu trabalho a importância da interação entre o espectador e a obra.

“NONOTAK é extremamente representativo da cena contemporânea japonesa e internacional. Noemi e Takami são jovens com múltiplos interesses e formações, subvertendo seu grande conhecimento em música, arquitetura, desenho, tecnologia, para propor um diálogo atual e surpreendente, que ultrapassa as barreiras idiomáticas ou de território. Por meio de suas obras criam conexões universais e imediatas com o público, que se encanta e se deixa absorver. ”, afirma Natasha Barzaghi Geenen, Diretora Cultural da JAPAN HOUSE São Paulo.

Sobre NONOTAK
O duo formado por Takami Nakamoto e Noemi Schipfer é conhecido por usar a tecnologia personalizada e por adotar a tecnologia convencional de maneiras não convencionais para gerar um efeito único e personalizado. A aclamada peça “Daydream V2” foi nomeada, em 2003, para o Prix Cube e premiada com o Young Guns, do Art Directors Club de Nova York (ADC), em 2016. NONOTAK também foi selecionado como parte da Forbes 2016 30 Under 30 Europe for the Arts. Desde a sua criação, NONOTAK realiza trabalhos para grandes instituições como a Tate Britain, em Londres, assim como desenvolve performances inéditas para festivais de música e performance, como Sónar Barcelona, Sónar Istambul, TaicoClub, CTM Festival, Day For Night, STRP biënnale, MUTEK Montreal, entre outros. Uma das apresentações mais notáveis do duo foi no Templo Kiyomizu-dera, fundado em 798 em Kyoto, no Japão, onde performaram ‘Shiro’, mostrando sua capacidade de adaptação aos espaços mais inusitados.

Até 6 de janeiro
De terça a sábado das 10h às 22h; domingos e feriados das 10h às 18h

Envie para um amigo!

FestaMúsicaNoite
Bloco do Silva @ Pardieiro
FestaMúsicaNoite
Bloco do Silva @ Pardieiro
Com repertório que passa por sucessos do início dos anos 1990, de Daniela Mercury, Cheiro de Amor, Só Pra Contrariar, e clássicos de Caetano Veloso, Gal Costa, Jorge Ben e Marisa Monte, o Bloco do Silva é mais um passo na intensa jornada de Silva em construir novos caminhos entre tempos e estéticas musicais diferentes, […]
LOCAL
Música
Duda Beat @ CarnaBeat Apaixonado
Música
Duda Beat @ CarnaBeat Apaixonado
Em 2019, DUDA BEAT volta na Casa Natura Musical, em São Paulo, para o Carnabeat Apaixonado, com mais sintetizadores cremosos, graves pulsantes, beats apaixonados e muita, mas muita sofrência, desta vez em ritmo de Carnaval! Será “o baile mais safado no verão”, segundo Duda, com “hit atrás de hit, para todos rebolarem as bundas!”. A […]
LOCAL
Teatro
Ossada
Teatro
Ossada
Os ossos tomam conta do Espaço Cênico! Em temporada no Sesc Pompeia até 3 de fevereiro, o espetáculo Ossada foi criado a partir de textos de Wislawa Szymborska, Maureen Lipman e Laurie Anderson. A diretora e atriz Ester Laccava, inspirada nessas obras, explora o patético e o inconfessável no cotidiano de cinco mulheres. Em cena, […]
LOCAL
Música
As Bahias e a Cozinha Mineira
Música
As Bahias e a Cozinha Mineira
Assucena Assucena, Raquel Virginia e Rafael Acerbi criaram o grupo musical com influência do tropicalismo e Clube da Esquina. O nome da formação se deve ao fato de que as duas cantoras, transexuais, coincidentemente tinham o mesmo apelido “Bahia”, e Rafael, o guitarrista mineiro, formando a “cozinha” sonora da banda. Com uma narrativa que propõe […]
LOCAL
CATEGORIAS
Contato
para dicas:
para anunciar: