São Paulo
Local:
Lab Mundo Pensante
Rua Treze de Maio, 733

Horário:
20h
$
Grátis
Cinema, Palestra/Debate
Cine Volver | Cartografias do Cinema

Curtas, Clipes e outros projetos do dir. Leandro Corinto

Curtas, Clipes e outros projetos do dir. Leandro Corinto, Rio de Janeiro Em suas produções, Corinto dá protagonismo às minorias e grupos marginalizados. Retrata um mundo vivo que pouco se vê nas telas: a terceira idade, pobres, pretos e os LGBTQI+. Tem um compromisso de fugir de estereótipos, da obviedade e de narrativas rasas. Faz do cinema um ato político, quebrando paradigmas sem soar panfletário. Em suas histórias o premiado diretor leva o expectador a calçar os sapatos dos protagonistas, a experimentar um pouco da dor que sentem e, assim se transformar junto com os personagens.

A Hora
Seu João é um viúvo que começa a acreditar que a figura do ceifador o persegue depois que alguns amigos morrem num acidente perto da sua casa. Paranóico, fará de tudo para escapar da morte. Neste curta infanto-juvenil que fala sobre a inevitabilidade da morte, o diretor põe em questão o idadismo, na qual poucos papéis são dados à atores que passaram dos 60 anos. O curta ganhou cerca de 15 prêmios nacionais e internacionais.

Orquestra
Em 2008, as UPPs – Unidades de Polícia Pacificadora, era uma realidade no Rio de Janeiro. Nesse contexto o diretor recebe a encomenda de criar uma narrativa que contasse o êxito do projeto, hoje fracassado, num filme de Natal.

Vitória
Um ano depois da implementação da primeira UPP, o diretor recebe mais uma vez a missão de realizar um filme de Natal celebrando o êxito das Unidades Pacificadoras. Na época, o poder público, finalmente, havia entrado no complexo do Alemão.

Rio 450
Nesta peça de lançamento da campanha de comemoração dos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro, Corinto dá voz às crianças que imaginaram o Rio do futuro.

Dia dos Namorados
A faixa foi gravada em julho de 1986, para o segundo álbum solo de Cazuza, “Só Se For a Dois”, mas ficou de fora do repertório final. A partir da gravação original, com a voz de Cazuza, o produtor Nilo Romero (parceiro de Cazuza em alguns grandes sucessos, como “Brasil”) convidou Ney Matogrosso para dividir a canção. Para realizar o clipe, o diretor convidou casais de namorados reais, buscando fugir de padrões estéticos vigentes.

A Visita
Com cerca de 25 prêmios nacionais e internacionais, A Visita é um curta que conta a história de Matheus, um menino que vive com seu tio, a quem chama de pai. Seu pai biológico, que mora no exterior, está vindo visitá-lo, trazendo consigo uma grande surpresa.

CINE VOLVER – Cartografias do Cinema
Quinzenalmente no Lab MP, o Cine Volver exibe produções de um cinema artesanal. Para além da visibilidade às pautas e aos movimentos sociais minoritários, o Volver é plataforma para suas representatividades. Um cinema menor, no dizer de Deleuze, feito e protagonizado por mulheres, crianças e adolescentes; gays, lésbicas e transgêneros; povos originários, refugiados e migrantes; negros e quilombolas; povos do campo, das periferias e das bordas. Um cinema eco-centrado e inumano que afirma as vidas animais, vegetais e minerais. Registros e manifestos de uma arte produzida com recursos singulares, que seja ética em sua estética.

Uma roda de conversa quente é aberta entre autores, técnicos, personagens e público. A mediação de Rodrigo Reis, curador do Volver parte de uma questão cartográfica: o que o filme faz com quem faz o filme?

Rodrigo Reis é esquizoanalista; compositor com pesquisa e produção voltada para a Eco-música; pesquisador no Instituto de Artes da Unesp, onde organiza o Núcleo de Estudos sobre Novas Metodologias de Pesquisa em Artes. Desde 2003, agencia o Ecosofia – rede heterogênea, autônoma e colaborativa de estudo, pesquisa e ação, que articula Arte-Klínica-Micropolítica em espaços públicos, culturais e educativos.

Envie para um amigo!

Artes Visuais
Exposição À Nordeste
Artes Visuais
Exposição À Nordeste
À Nordeste procura entrecruzar reflexões sobre o Brasil a partir da produção simbólica do Nordeste numa perspectiva de suas singularidades regionais e da radicalidade de sua dimensão sensível. Um olhar sobre a história da região que revela dimensões vertebrais da formação e da contemporaneidade do Brasil e de suas infinitas pluralidades. Reunindo um conjunto significativo […]
LOCAL
Artes VisuaisExposição
ACERVO EM TRANSFORMAÇÃO: MUSEUM OF CONTEMPORARY ART CHICAGO
Artes VisuaisExposição
ACERVO EM TRANSFORMAÇÃO: MUSEUM OF CONTEMPORARY ART CHICAGO
Acervo em transformação é o título da exposição de longa duração da coleção do MASP. Os trabalhos são expostos nos cavaletes de cristal — placas de vidro encaixadas em um bloco de concreto. Os cavaletes de cristal ficam dispostos em fileiras na sala ampla, livre de divisórias, do segundo andar do museu. Retirar as obras […]
LOCAL
CATEGORIAS
Contato
para dicas:
para anunciar: