São Paulo
Rapidinha com o Uia: Elohim Barros
Por: Uia Diário
04 de janeiro de 2018


elohimElohim Barros é uma das pessoas responsáveis por encontrar e transformar, há cerca de quatro anos, o predinho que hoje conhecemos como Farol, que já abrigou e ainda abriga uma série de iniciativas suuuuper bacanas de São Paulo, ali na região do Anhangabaú.

A mais conhecida delas é a Balsa, aquela casa de encontros (como eles preferem chamar) linda e acolhedora, que tem o bar e o rooftop mais charmosos da capital – na nossa opinião e de muita gente – e promove festas, eventos e shows no melhor estilo “sala de casa”, que aquecem a alma e colorem nossa vida bem no coração da selva de pedra que é o Centrão da cidade. Há alguns meses, o espaço começou também a abrir todas as quintas-feiras para aquele happy-hour necessário na chegada do final da semana.

Além de gerenciar a Balsa, junto com sua esposa e também designer Renata Mein, Elohim é uma espécie de síndico do predinho – que já foi sede do Uia e abrigou no terceiro andar o estúdio onde gravamos por um tempo o nosso programa de rádio, o Uia no Ar. E como todo bom síndico, ele sabe das coisas legais e chatas de um lugar como ninguém. Confere nossa Rapidinha com ele:

Uia: Qual a boa em São Paulo?
Elohim Barros: Os lugares abertos. Ficamos muito tempo enfiados nas nossas bolhas. A cidade está se abrindo cada vez mais e para todos, temos que aproveitar e ocupar esses espaços para eles seguirem abertos. O carnaval de Rua é um bom exemplo.

Uia: E uma roubada?
EB: Tudo que é caro só porque é Hype ou porque usa o $$ para selecionar o público.

Uia: Uma trilha sonora pra São Paulo.
EB: Todas! Eu normalmente escuto músicas com baixão, tipo funk, reggae, hip-hop e rock, mas São Paulo encaixa em qualquer estilo.

Uia: Qual o último show que você viu na cidade?
EB: Jackie Robinson acústico na Balsa.

Uia: E o último filme que assistiu?
EB: Mother (tenho sentimentos mistos sobre ele).

Uia: O que te tira o sono em SP?
EB:  Gente que apesar de viver na maior cidade da América do Sul e ser obrigada a interagir com toda essa variedade de seres humanos, não consegue ter empatia pela diferença. Gente que não consegue ceder nem um pouquinho para favorecer uma outra classe.

Uia: Alguma solução pra voltar a dormir em paz?
EB: A mistura, os encontros… o povo precisa conhecer e aprender a respeitar as pessoas que pensam e são diferentes.

Uia: Um rosto e/ou voz pra São Paulo.
EB: Difícil… Um rosto paulista que quase sempre me agradou foi o da Rita Lee. Sempre fui muito fã também do Angeli e da Laerte, acho que o humor é fundamental nas críticas que precisam ser feitas.

Uia: Um espetáculo que você gostaria de ver na cidade.
EB: The Meters e Neil Young.

Uia: Qual bairro você homenagearia numa canção?
EB: O Centro.

Uia: Uma frase que defina São Paulo.
EB: Existem muitas São Paulos dentro de São Paulo.

Envie para um amigo

Teatro
Distopia Brasil
Teatro
Distopia Brasil
Espetáculo imersivo, apresenta uma narrativa original antiutópica inspirada nos problemas sociopolíticos brasileiros atuais. No futuro do Brasil, os espectadores participam do aniversário da Quarentena, regime de controle que a Teocracia estabeleceu para restringir o acesso à água e combater a Resistência Laica. Na cerimônia, pessoas que são usadas como exemplo de conduta recebem promoções e […]
LOCAL
Cinema
6X Carlos Saura
Cinema
6X Carlos Saura
Breve panorama de um dos mestres do cinema espanhol, Carlos Saura, responsável por difundir a música e a dança espanholas através do cinema. A Mostra na Cinemateca conta com a exibição integral de sua Trilogia Flamenco, estrelada por Antonio Gades e composta pelos longas-metragens Bodas de sangue (1981), Carmen (1983) e Amor bruxo (1986). Os […]
LOCAL
Cinema
The French Scorsese – o Cinema de Jacques Audiard
Cinema
The French Scorsese – o Cinema de Jacques Audiard
Com apenas oito longas-metragens no currículo até o momento, o cineasta Jacques Audiard firma-se, dia a dia, com uma das filmografias mais interessantes e envolventes da atualidade. Para que mais pessoas tenham acesso ao trabalho do diretor, o Centro Cultural São Paulo exibe, de 16 a 21 de abril, a mostra “The French Scorsese – […]
LOCAL
ExposiçãoLiteratura
Exposição Pioneiras – Autoras mulheres no acervo de raridades
ExposiçãoLiteratura
Exposição Pioneiras – Autoras mulheres no acervo de raridades
A Biblioteca Mário de Andrade recebe a exposição de obras raras Pioneiras. São 50 livros escritos por autoras brasileiras entre 1754 e 1933. Com curadoria de Rízio Bruno Sant’ana e Joana Moreno de Andrade, bibliotecários da Seção de Obras Raras, a mostra apresenta romances, poemas, biografias e ensaios. Entre as obras estão, por exemplo, o […]
LOCAL
CATEGORIAS
Contato
para dicas:
para anunciar: