Porto Alegre
Local:
Vila Flores
Rua São Carlos, 753
Porto Alegre
(+55 51) 997629266
Horário:
Das 14h às 22h
$
Grátis
Instalação, Música
Turmalina apresenta: Música Preta | 5˚ Kino Beat

O coletivo Turmalina de Porto Alegre trabalha com expressões artísticas no campo visual e sonoro, propostos pela ótica das populações negras. Nesta atividade que se insere dentro da semana da consciência negra, reforça a potência e criatividade da música feita por artistas negros.

Compreendendo culturas de raízes africanas em geral como ferramenta de afirmação da identidade de um povo, aqui, coloca-se em evidência a musicalidade enquanto mecanismo de resistência social, como resposta a marginalização, apropriação e apagamento de uma história. Os artistas selecionados irão traçar uma linha do tempo da música negra dançante, partindo dos pilares, funk, disco e soul, até chegar nos gêneros modernos, como house e techno, criados a partir e influenciados pelos cânones.
Além do gêneros mais conhecidos, fusões inusitadas de música eletrônica global, samba-reggae, afrobeat, pagode baiano, kuduro, entre outros ritmos serão aglomerados e processado via “Bahia Bass”.

A programação do dia também conta com a palestra Narrativas da Música Negra Através dos Tempos, com Nina Fola (socióloga e musicista) e Bernardo Oliveira (crítico musical, professor pela UFRJ). O diálogo busca traçar percursos da musicalidade afrodiaspórica e suas formas de interpretação e apropriação, sugerindo uma reflexão das origens e ancestralidade até a contemporaneidade, passando por fatores históricos fundamentais.

O DJ Baiano Telefunksoul vai ministrar uma oficina de mixagem para DJs.

DJ Caramão (POA)

DJ desde os 10 anos de idade, DJ ativo nos principais bailes black da cidade, integrante das equipe Sacksom e Jara, atualmente com a sua própria festa Magic Charme. Sua música transita entra o soul, charme, melody funk, disco, entre outras vertentes da música black.

https://www.youtube.com/watch?v=TxpTRLZe-C8&feature=youtu.be

Telefunksoul (BA)

Pesquisa e inovação, estas são as grandes marcas presentes no trabalho do DJ e Produtor Mauro TELEFUNKSOUL, ativo desde 1992. Um dos percursores do movimento “Bahia Bass”, que tem como principal característica a mistura da bass music mundial com o repertório musical e cultural da Bahia. Seus BPMs podem ser arrastados como o pagodão, capoeira e samba de roda ou frenéticos como um batifum carnavalesco.

https://soundcloud.com/djmaurotelefunksoul

Miuccia (SP) Coletividade Namíbia

Afrotech, house, disco e sonoridades africanas compõem o projeto musical da DJ e produtora Miuccia. Paralelo aos seus estudos de psicologia, Ana Carolina, de Bauru, pensa nos gêneros da eletrônica e nas fronteiras estabelecidas com outros gêneros, ideias e discursos, imagens e sentimentos. Esse ano, Miuccia, produziu uma faixa para coletânea “Tormenta Hits Vol. II”

mixcloud.com/miuccia

Coletividade Turmalina (POA):

Som:
Chico
Léo Pianki
Marcus Felix
Mariana Gonçalves
Mateus Miranda Ribeiro
Sal Sa
Suelen Melo

Visuais:
Tiago Rocha
Lucas Carvalho
Erick Flores
Iago Gutierre

Programação:
14:00 – Oficina de mixagem com Telefunksoul
15h – Palestra Narrativas da Música Negra Através dos Tempos
16h – DJ Caramão (POA)
17h:30min – Turmalina DJs
19h – Telefunksoul (BA)
20h:30min- Miuccia (SP)

Envie para um amigo!

Exposição
Exposição
Exposição De Stonewall ao Nuances: 50 Anos de Ação
Porto Alegre
Exposição
Exposição De Stonewall ao Nuances: 50 Anos de Ação
Porto Alegre
Festa Junina
Festa Junina
Forró Tribo Trio :: Arraial
Petit Dalí
Festa Junina
Forró Tribo Trio :: Arraial
Petit Dalí
Música
Música
SAMBA E AMOR
Bate
Música
SAMBA E AMOR
Bate
Festa
Festa
Festa à Fantasia Elton John – Parada Livre & Brick de Desapegos
Von Teese Bar
Festa
Festa à Fantasia Elton John – Parada Livre & Brick de Desapegos
Von Teese Bar
CATEGORIAS
Contato
para dicas:
para anunciar: