Porto Alegre
Local:
Campus Unisinos Porto Alegre
Avenida Doutor Nilo Peçanha, 1640
Porto Alegre
Horário:
das 9h às 22h
$
Consulte
Palestra
Seminário Internacional O Estado da Crítica

A Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (ACCIRS) e o Curso de Realização Audiovisual da Unisinos (Crav-Unisinos), com o apoio da Aliança Francesa, realizarão, entre 30 de maio e 4 de junho, o Seminário Internacional O Estado da Crítica em Porto Alegre. O crítico de cinema Jean-Michel Frodon, francês que é um dos expoentes da crítica nas últimas décadas, é convidado especial, virá à cidade exclusivamente para o evento.

Além da presença de Frodon, o seminário terá mesas reunindo críticos brasileiros e o lançamento nacional do livro Trajetória da Crítica de Cinema no Brasil, editado pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) e organizado pelo seu presidente, Paulo Henrique Silva, editado pela Letramento. O livro, inédito, traz um apanhado histórico da atividade no país, com 30 artigos de pesquisadores de vários Estados, cada um abordando aspectos particulares da crítica cinematográfica.

As principais atividades do seminário, incluindo a conferência de abertura com Jean-Michel Frodon, intitulada Crítica Cinematográfica Atual: Jogos Culturais e Políticos e Suas Relações com a Internet, serão realizadas no campus da Unisinos em Porto Alegre (Av. Nilo Peçanha, 1.600). O evento tem entre seus apoiadores a Aliança Francesa (AF), que se engajou no projeto de trazer Frodon a Porto Alegre.

O evento encerrará as comemorações dos 10 anos de fundação da ACCIRS, completados em 2018. As atividades também marcam os 10 anos do seminário homônimo que a associação realizou em 2009, na Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro, e que marcou a reflexão sobre a crítica no Estado à época.

Programação

31 de maio – sexta-feira – 20h / Conferência Internacional com o crítico Jean-Michel Frodon – Crítica Cinematográfica Atual: jogos culturais e políticos e suas relações com a internet. Mediação: Professor Josmar de Oliveira Reyes. Local: Unisinos Porto Alegre – Inscrições gratuitas.

1º de junho – sábado – 9h30 – 12h30 / Mesa temática Tensões contemporâneas do pensamento crítico. Com José Geraldo Couto (Abraccine, SP), Andrea Ormond (RJ) e Kênia Freitas (DF). Mediação: Milton do Prado – coordenador do Crav/Unisinos. Local: Unisinos Porto Alegre – Inscrições gratuitas.

14h30 / Mesa temática Tensões históricas da crítica de cinema. Com Paulo Henrique Silva (Abraccine, BH), Ivonete Pinto (Abraccine/Accirs – RS) e Sérgio Alpendre (Abraccine, SP). Mediação: Fatimarlei Lunardelli – vice-presidente da Accirs. Local: Unisinos Porto Alegre – Inscrições gratuitas.

17h30 / Lançamento do livro Trajetória da crítica de cinema no Brasil, organizado por Paulo Henrique Silva, presidente da Abraccine, pela Editora Letramento, com sessão de autógrafos. Local: Espaço Unisinos – 2º andar.

Inscrições gratuitas para o Seminário internacional O Estado da Crítica em www.unisinos.br/eventos / – obrigatório para acesso ao evento e emissão de certificado de participação.

Curso Cinema Chinês por Jean-Michel Frodon
Em sua vinda a Porto Alegre, Frodon irá ministrar um curso de cinema chinês em seis encontros, constituído por aulas e exibições de filmes. As aulas acontecem na Unisinos Porto Alegre (Av. Nilo Peçanha, 1600), nos dias 31 de maio, 02 e 03 de junho, no horário das 10 às 12h. Os filmes serão exibidos em salas de cinema de Porto Alegre.

Programação dos filmes
30 de maio – quinta-feira – 19h30 – Sessão de filme do diretor Jia Zangke – Sala Eduardo Hirtz da Casa de Cultura Mário Quintana (Rua dos Andradas, 736). Ingressos na bilheteria – gratuidade para associados da Accirs e inscritos no curso de cinema chinês.

02 de junho – domingo – 10h – Sessão Aliança Francesa e Clube de Cinema de Porto Alegre com filme do diretor Wong Kar-Wai – CineBancários (Rua Gen. Câmara, 424). Sessão para convidados e inscritos no curso de cinema chinês.

03 de junho – segunda-feira – 19h30 – Sessão de filme do diretor Hou Hsiao-Hsien – Cinemateca Capitólio (Rua Demétrio Ribeiro, 1085). Ingressos na bilheteria – gratuidade para associados da Accirs e inscritos no curso de cinema chinês.

Inscrições em www.unisinos.br/cursos-de-extensao / R$ 120,00 público em geral – R$ 40,00 associados da Accirs e comunidade Unisinos.

SOBRE JEAN-MICHEL FRODON
Jean-Michel Frodon, 65 anos, é jornalista e crítico de cinema. Com atuação também nas áreas de história e fotografia, trabalhou em publicações como o Le Point e o L’Exception, entre outras.

Exerceu a função de crítico do jornal Le Monde e foi editor-chefe da icônica revista Cahiers du Cinéma. Entre outros livros, é autor de O Mundo de Jia Zhang-ke, L’Âge Moderne du Cinéma Français: De la Nouvelle Vague à Nos Jours e Horizon Cinéma: L’Art du Cinéma dans le Monde Contemporain à l’Âge du Numérique et de la Mondialisation.

O Estado da Crítica é uma co-realização Accirs – Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul, Cinema – CRAV / Unisinos, Unisinos e Aliança Francesa Porto Alegre.

Envie para um amigo!

CATEGORIAS
Contato
para dicas:
para anunciar: