Porto Alegre
Local:
Área 51
Avenida Coronel Lucas de Oliveira, 894
Porto Alegre
Horário:
das 19h30 às 21h
$
Gratuito
Ingresso
Debate
Profanações | Encontro “Graças às Deusas”

Artikin e Perestroika convidam para o segundo encontro da programação paralela da exposição “Graças às Deusas”.

As profanações de símbolos e materiais serão discutidas entre a pesquisadora Paola Zordan e duas artistas participantes da exposição – Juliana Soares Gonzalez e Marina Borges.

Inscrições gratuitas → http://bit.ly/GracasAsDeusas

–––––––––––––––––––––––––––––––––––––

–– SOBRE AS CONVIDADAS ––

PAOLA ZORDAN é Bacharel em Desenho, Licenciada em Educação Artística, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora do Departamento de Artes Visuais e do Programa de Pós-graduação em Educação da UFRGS, é lider do grupo de pesquisa Arte, Corpo, enSigno (ARCOE/CNPq). Trabalha com colagens, pinturas e performances criando intervenções em espaços públicos e institucionais.
https://www.paolazordan.xyz/

JULIANA GONZALEZ é artista visual, iniciou sua graduação no ano de 2016 no Instituto de Artes da UFRGS. Com forte influência materna, tem um trabalho voltado para as questões femininas, utilizando a pintura, desenho e o bordado como suas maiores formas de expressão artística.
https://www.instagram.com/gonzalez_ju/

MARINA BORGES explora através de desenho, escultura e instalação temas que tratam tanto de violência quanto de delicadeza. É através dessa dubiedade que a artista visual desenvolve trabalhos com couro, latex, metal e cera, materiais que servem como suporte para enunciar sexualidade, feminilidade e as agressões que permeiam estes temas.
https://www.instagram.com/bancodeimagens1/

–––––––––––––––––––––––––––––––––––––

–– SOBRE A EXPOSIÇÃO ––

O coletivo de curadoria e conteúdo de arte Artikin e a escola de metodologias criativas Perestroika se uniram para criar o Projeto Blackwall 2019.

“Graças às Deusas” é a primeira de três exposições que realizaremos ao longo deste ano, no intuito de disseminar trabalhos e poéticas da geração de artistas atuantes na cena contemporânea de Porto Alegre e região.

A exposição coletiva é composta só por artistas mulheres e propõe que não há forma, nem nome, nem pudor, nem comportamento, nem aparência, nem expectativas, nem poder pré-definido de feminino.

O processo curatorial da exposição foi fortalecido e democratizado por uma chamada aberta promovida pelo Artikin. Aos artistxs interessadxs em participar das próximas edições, a convocatória segue aberta pelo link bit.ly/BlackWall2019

–– ARTISTAS PARTICIPANTES ––

Ariane Oliveira
Juliana Gonzalez
Marina Borges
Melina Toffanello
Mitti Mendonça
Renata Sampaio
Ursula Jahn
Verônica Vaz

–––––––––––––––––––––––––––––––––––––

–– PROGRAME-SE ––

Encontro “Profanações”

Segunda-feira, 17 de junho, às 19h30

@ AREA51 – Av. Cel. Lucas de Oliveira, 894 – Porto Alegre/RS

Inscrições gratuitas → http://bit.ly/GracasAsDeusas

–––––––––––––––––––––––––––––––––––––

–– PRÓXIMOS ENCONTROS ––

A programação paralela de “Graças às Deusas” trará quatro encontros que propõem aproximar a fala das artistas participantes ao trabalho de pesquisadoras relacionadas às temáticas da exposição. Confira os temas dos próximos encontros:

8 de julho – ARTE E FEMINISMO NEGRO, com as artistas Mitti Mendonça e Renata Sampaio, e a pesquisadora convidada Fernanda Bastos;

15 de julho – RESSIGNIFICAÇÕES, com as artistas Melina Toffanello e Verônica Vaz, e a pesquisadora convidada Gabriela Wieczorek.

Assine nossa newsletter e fique por dentro da programação: http://eepurl.com/gd-LoD

–––––––––––––––––––––––––––––––––––––

–– EQUIPE ARTIKIN POA ––

Eduardo Biz
Gabriela Traple Wieczorek
Juliana Proenço de Oliveira
Laura Klein
Lucie Menegon Alessi

Artikin é um coletivo de curadoria cultural e criação de conteúdo especializado em arte – conheça nosso site www.artikin.com

Envie para um amigo!

CATEGORIAS
Contato
para dicas:
para anunciar: