Porto Alegre
Local:
Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul
Rua 7 de Setembro, 1020
Porto Alegre
(51) 3227-0882
Horário:
18h
$
Grátis
Cinema
Painel: 40 anos do sequestro dos uruguaios em Porto Alegre

O evento dos 40 anos do sequestro dos uruguaios em Porto Alegre traz painel e exibição de documentário.

O painel  conta com a participação da ativista uruguaia Lilián Celiberti – uma das vítimas do episódio – e do premiado jornalista Luiz Cláudio Cunha, que tornou público o fato em uma série de reportagens, entre 1978 e 1980, na Revista Veja. A atividade integra a programação do evento “O sequestro dos uruguaios em Porto Alegre: 40 anos depois”, que apresenta uma exposição sobre o tema desde 01 de novembro.

Na mesma data e local, às 16 horas, será exibido o documentário “Kollontai, anotações de resistência” (Argentina, 2018), com direção e roteiro de Nicolás Méndez Casariego. O filme tem legendas em português e aborda a ditadura civil-militar uruguaia e a formação do partido de resistência na Argentina, em 1975. Esse era o Partido pela Vitória do Povo (PVP), no qual Lilián Celiberti e Universindo Rodríguez Díaz eram membros na ocasião de sequestro em Porto Alegre.

Na imagem em destaque, J.B. Scalco, Luiz Cláudio Cunha, Didi Pedalada e Pedro Seelig na Procuradoria Geral de Justiça, em 06.04.1979 (foto: Olívio Lamas)

Realização: Arquivo Histórico do RS e Assembleia Legislativa do RS, por meio da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos.
Apoio Cultural: Memorial do RS, Museu Antropológico do RS e Arquivistas Sem Fronteiras/Brasil.
Entrada franca.

Envie para um amigo!

CATEGORIAS
Contato
para dicas:
para anunciar: