Porto Alegre
Local:
Teatro do Sesi
Avenida Assis Brasil, 8787
Porto Alegre
(51) 3347-8636
Horário:
18h
$
de R$ 15 a R$ 80
Ingresso
Teatro
O Rei da Vela

O Rei da Vela, escrita nos anos 1930, traz uma crítica impiedosa dos valores da sociedade brasileira, ironizando os costumes da elite burguesa e rural do país. A narrativa mostra as agruras de um banqueiro que subjuga clientes e negocia seu casamento com a filha de uma família arruinada pela crise do café. O texto foi levado ao palco pela primeira vez no final da década de 1960, com grande impacto artístico. Além de Abelardo I, o agiota, outros personagens destacados são seu empregado socialista, Abelardo II (Tulio Starling), a noiva Heloísa de Lesbos (Sylvia Prado), além de Poloca, uma defensora do ponto de vista da tradição, família e propriedade, interpretada por Zé Celso e Vera Barreto Leite.

A montagem atual celebra os 50 anos da encenação original, e também os 80 anos de Zé Celso Martinez Corrêa e do ator Renato Borghi, protagonista nas sessões de estreia. Outro destaque é a direção de arte de Hélio Eichbauer (falecido em julho deste ano), que inclui um palco giratório e telões pintados como cenário.

A peça recebeu em dezembro passado o Grande Prêmio da Crítica da Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA). Nas sessões de Porto Alegre, o papel principal será do ator Marcelo Drummond, integrante do Teatro Oficina desde os anos 1980.

Envie para um amigo!

CATEGORIAS
Contato
para dicas:
para anunciar: