Porto Alegre
Local:
Galeria Hipotética
Barbedo, 431
Porto Alegre
Horário:
das 09h30 às 18h30
$
R$860
Ingresso
Curso
Luz , Água e Texturas em Aquarela

A aquarela carrega o estigma de técnica difícil. A diferença dela para outros pigmentos opacos – que permitem infinitas correções – é que com a aquarela você precisa planejar. Existem muitas possibilidades para fazer correções, mas como depende de um suporte frágil, precisamos conduzir e provocar acidentes que possamos controlar. Nesse percurso, ela nos surpreende como nenhuma outra técnica. Assim, aprendemos a permitir que manchas inesperadas se tornem parte do resultado final de uma aquarela.

Nesses dois encontros vamos mergulhar nos estudos que cada um dos temas citados exige. Você vai poder experimentar os diversos tipos de papéis profissionais. A influência da rugosidade do papel no resultado e qualidade de sua aquarela. A importância dos gestos e do vigor das pinceladas. Aproveitamento e combinação das etapas de umidade no papel. Assim, estará preparado para escolher o melhor papel para o tema que deseja pintar.

Trabalhar de forma planejada ajuda a conquistar confiança e obter resultados definitivos com aquarela. Cada estudo tem uma demonstração do professor.

O professor fornecerá os papéis a serem utilizados em aula. Atenção: no sábado, 9/2, teremos uma exposição dos trabalhos de Gonzalo Cárcamo. A exposição é gratuita e o horário de visitação é a partir das 10h, com confraternização com o artista às 19h.

Mais informações pelo e-mail contato@hipotetica.com.br ou pelo fone (51) 3013-2015

Lista de Materiais que o aluno deve trazer:
• Estojo de aquarela de tubo ou pastilha (pode ser estojo de estudo de 12 cores ou profissional). Marcas recomendadas: Winsor & Newton, Rembrandt ou Schmincke.
• Pincéis nº 2 e nº 6 (redondos / cabo curto para aquarela ou guache) entre outros que você já tenha. (Marta ou sintético).
• Pincel Petit-gris, pode ser somente um deles: entre o nº 1 ao nº 5 (pelo de esquilo).
• Lápis 3B, borracha macia, godê, fita adesiva crepe, estilete.
• Lenços de papel macios (tipo dualette ou kleenex). Evite papel higiênico que soltas fibras de papel.

Onde encontrar o material:

Koralle
https://www.koralle.com.br/
Avenida José Bonifácio, 95 – Porto Alegre (RS)
E-mail: koralle@koralle.com.br
Telefone: (51) 3226-0265
Celular / WhatsApp: (51) 9823-52227

Casa do Artista
http://www.acasadoartista.com.br
Alameda Itu, 1012 – São Paulo (SP).
Com Duda, Sr.Alberto ou Sra. Neide.
Telefone: (11) 3891 1488.

Pintar
http://www.pintar.com.br/
Rua Cotoxó, 110 – Pompéia / São Paulo (SP).
Com Myriam ou Ronaldo.
Telefone: 3873 0099

Companhia do Papel Londrina (PR)
Com Marcos.
http://www.companhiadopapel.com.br/loja/

Jackson Art – Inglaterra
Dick Blick – EUA
http://www.dickblick.com/
Sobre o professor
O artista Gonzalo Ivar Cárcamo Luna, ou simplesmente Cárcamo, nasceu em 8 de fevereiro de 1954, em Los Angeles, uma pequena cidade ao Sul do Chile. Antes de concentrar-se nas artes plásticas, tendo a aquarela como sua melhor técnica de expressão, percorreu uma longa trajetória como ilustrador, atuando com desenho animado, publicidade, jornalismo e literatura.
​Em 1986 começou a publicar caricaturas no histórico jornal Pasquim, incentivado pelo cartunista Jaguar e pelo caricaturista Luis Trimano. A seguir, surge o convite para a exposição “Faces”, no Rio de Janeiro, ao lado dos grandes caricaturistas do Brasil: Trimano, Loredano e Chico Caruso.
Em 1989, a publicação de suas caricaturas na revista Gráfica, dirigida por Oswaldo Miran, impulsiona sua carreira na área editorial. Passou a ilustrar para importantes jornais, revistas e livros no Brasil, na Espanha e no Chile, conquistando alguns prêmios tanto como caricaturista como ilustrador.
A partir do ano 2000, aliou a escrita à paixão de pintar aquarela e de ilustrar livros para crianças. Publica, então, seus primeiros livros: “Modelo vivo, natureza morta” (Paulus, Berlendis & Vertechia), “Lorotas da Cobra Gabi ”, “ A Fantasia do Urubu Beleza” (Melhoramentos) , “Thapa Kunturi” e “Gelo nos trópicos” (Companhia das Letrinhas).
O artista ainda ilustrou e adaptou os contos “O amigo Fiel”, de Oscar Wilde, (Berlendis & Vertecchia) , e “De quanta terra precisa o Homem”, de Liev Tolstoi” (Companhia das Letrinhas) e “Fábulas de Liev Tolstoi”, traduzidas do russo pela primeira vez para o português e organizadas por Ana Sofia e Tatiana Mariz.
Além de ilustrar livros, Cárcamo gosta de pintar ao ar livre e dar aulas de aquarela em seu atelier situado no coração da Vila Mariana, em São Paulo.
Envie para um amigo!

Música, Performance
Música, Performance
Noite do Lipsync Aberto
Workroom
Música, Performance
Noite do Lipsync Aberto
Workroom
Evento
Evento
STOP para maiores
Von Teese Bar
Evento
STOP para maiores
Von Teese Bar
Festa
Festa
Valen Bar
Festa
Valen Bar
Palestra
Palestra
Complex Talks by Uber: Empreendedorismo
Complex Skatepark
Palestra
Complex Talks by Uber: Empreendedorismo
Complex Skatepark
CATEGORIAS
Contato
para dicas:
para anunciar: