Porto Alegre
Local:
Instituto Ling
Rua João Caetano, 440
Porto Alegre
(+55 51) 35335700
Horário:
Das 16h às 18h
$
De R$20 a R$40
Ingresso
Literatura, Palestra
Jorge Luis Borges, com Maria do Carmo Campos

Ler poesia é uma experiência que estimula a interpretação de textos, amplia o vocabulário e provoca emoções. Segundo um estudo da Universidade de Liverpool, sua leitura afeta a área de nosso cérebro onde as lembranças autobiográficas estão contidas. Assim, os textos poéticos oferecem elementos emocionais e biográficos que potencializam a experiência cognitiva, oportunizam espaço de crescimento e nos ajudam a compreender o mundo de uma forma mais humana.

Nosso quarto encontro será sobre os textos de Jorge Luis Borges (1889-1986), um dos principais nomes da literatura argentina. Poeta, tradutor, crítico literário e ensaísta, Borges conseguiu destaque internacional e ficou conhecido por suas inúmeras contribuições ao realismo fantástico.

Uma pitada da poesia de Jorge Luis Borges, para você já ir aquecendo:

Não restará na noite uma estrela.

Não restará a noite.

Morrerei, e comigo a soma

do intolerável universo.

Apagarei as pirâmides, as medalhas,

os continentes e os rostos.

Apagarei a acumulação do passado.

Transformarei em pó a história, em pó o pó.

Estou mirando o último poente.

Ouço o último pássaro.

Deixo o nada a ninguém.

(O Suicida, Jorge Luis Borges)

Sobre a professora: Maria do Carmo Campos possui Licenciatura e Mestrado em Letras pela UFRGS. Doutorado em Letras pela USP. Foi Professora Titular de Literatura Brasileira na UFRGS, com experiência no ensino médio e superior. Professora convidada em universidades estrangeiras do Canadá, França e Portugal. Autora de livros de ensaios literários e de poesia, entre os quais “A matéria prismada”, “Matinas & Bagatelas”.

Envie para um amigo!

CATEGORIAS
Contato
para dicas:
para anunciar: