Porto Alegre
Local:
Galeria Ecarta
Avenida João Pessoa, 943
Porto Alegre
(51) 4009-2971
Horário:
Das 11h a 14h
$
Grátis
Artes Visuais, Exposição
Exposição Le Petit Pôa, de Tupax

Figuras femininas marginais e rebeldes são o tema da exposição Mulheres caídas, da pesquisadora, ilustradora e quadrinista Aline Daka, que inaugura dia 10 de novembro (sábado), das 15h às 21h. O conjunto de desenhos originais em nanquim sobre papel forma uma poética gráfica em quadrinhos que discute questões urgentes sobre a mulher em perspectivas transversais na arte, na literatura e na filosofia, abordando temas como violência contra a mulher, identidade, memória, “artes menores” e visibilidade feminina na história da arte.

A mostra é resultado da pesquisa de mestrado de Aline Daka em Educação pela UFRGS, sendo que o trabalho é pioneiro na produção acadêmica realizada inteiramente na linguagem dos quadrinhos, num estilo experimental e fragmentário que ocupa quase cem páginas de papel em tamanho A3. A pesquisa denominada cacográfica coloca em xeque os dogmatismos da representação visual e dos clichês em torno da imagem da mulher rebelde. Referências da contracultura e do pop nas artes, e em especial na literatura, aparecem nos desenhos, que abrangem desde o romance gótico até o movimento punk. O trabalho traz referências a mulheres pouco reconhecidas, entre elas escritoras góticas, beatniks, surrealistas, dadaístas, e personagens como Hilda Hilst, Sylvia Plath, Ana Cristina Cesar, Forug Farrokhzad, entre outras figuras marginais ou anônimas.

“Aline Daka compõe seus quadrinhos numa combinatória de múltiplas figuras femininas. Sem narrar, dando corpo para forças subjetivas e pensamentos, esses desenhos nos ensinam o que é cair. Perder a pose. Ganhar descompostura. Assumir o patético. Não temer o pathos. Aceitar a morte. Atravessar páginas, folhear oceanos, viver”, escreve a orientadora da pesquisa e professora na UFRGS, Paola Zordan.

Programação renovada, abertura das mostras aos sábados e catálogo reunindo todas as ações na galeria em 2018 com análises reflexivas são as principais novidades para este ano.

A programação anual inicia com a abertura da exposição Le Petit Pôa que celebra os 247 anos de Porto Alegre e é do artista visual TUPAX.

O projeto expositivo apresenta 26 ilustrações de patrimônios culturais (como o Monumento ao Expedicionário, mais conhecido por Arco da Redenção na imagem acima e pertinho da Ecarta), pontos turísticos e de lugares pitorescos que celebram o aniversário da capital gaúcha. O desenho de Tupax alcançou identificação estética própria, tendo como referência o design escandinavo, criado no século XX e proveniente dos países nórdicos. Tal estilo preza pela simplicidade e funcionalidade das cores pastéis, pela luminosidade das cenas e minimalismo das linhas.

Envie para um amigo!

Exposição
Exposição
Exposição De Stonewall ao Nuances: 50 Anos de Ação
Porto Alegre
Exposição
Exposição De Stonewall ao Nuances: 50 Anos de Ação
Porto Alegre
Festa Junina
Festa Junina
Forró Tribo Trio :: Arraial
Petit Dalí
Festa Junina
Forró Tribo Trio :: Arraial
Petit Dalí
Música
Música
SAMBA E AMOR
Bate
Música
SAMBA E AMOR
Bate
Festa
Festa
Festa à Fantasia Elton John – Parada Livre & Brick de Desapegos
Von Teese Bar
Festa
Festa à Fantasia Elton John – Parada Livre & Brick de Desapegos
Von Teese Bar
CATEGORIAS
Contato
para dicas:
para anunciar: