Porto Alegre
Local:
Instituto Ling
Rua João Caetano, 440
Porto Alegre
(+55 51) 35335700
Horário:
Das 19h30 às 21h30
$
De R$20 a R$40
Ingresso
Literatura
Clube de Leitura | Em busca do tempo perdido, de Marcel Proust

Encontros mensais dedicados à leitura e à discussão de romances referenciais na literatura mundial. A cada encontro, um novo livro e um novo convidado animam a conversa de uma segunda-feira à noite. Um convite à leitura e ao convívio.

Nesta edição: Em busca do tempo perdido de Marcel Proust, com Cláudia Laitano.

Estreamos o Clube de Leitura chamando o público para um desafio: a leitura de Em busca do tempo perdido, de Marcel Proust. Ao longo de suas quase quatro mil páginas, o leitor vai desfrutar de uma das mais importantes obras da literatura. Entre tantos aspectos interessantes, é curioso relacionar o tempo, um dos temas centrais do livro e possivelmente a principal chave para sua leitura. Nessa última sentença, reside, portanto, um conselho, caro amigo: venha, não tenha pressa, mas não deixe a vida passar sem ter lido Proust.

Sobre o livro: Escrito entre 1908 e 1922 e publicado entre 1913 e 1927, o livro é composto por sete volumes, cada um tratando de um período diferente na vida de Marcel, o protagonista, em seu percurso para se tornar escritor. Ao longo da história, Proust apresenta dezenas de personagens que se cruzam em histórias de amor, ciúmes e inveja, na França da Belle Époque. A obra é um retrato da sociedade de uma época, mergulhando no universo da burguesia francesa e evidenciando as divergências entre nobres e burgueses.

Reflexões sobre o amor, a arte, a passagem do tempo e homossexualidade, são elementos que mantêm a obra atemporal. Na profusão de sua leitura, talvez a ideia mais original proposta por Proust resida na memória involuntária, aquela que pode ser acionada por um estímulo sensorial.

Sobre a convidada: Cláudia Laitano é jornalista, cronista e escritora. Faz parte do conselho consultivo do Instituto Ling. Possui graduação em Jornalismo e especialização em Economia da Cultura, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Colabora com o jornal Zero Hora.

Esta atividade tem patrocínio da Crown Embalagens e financiamento do Ministério da Cidadania, Governo Federal.

Envie para um amigo!

CATEGORIAS
Contato
para dicas:
para anunciar: