Porto Alegre
Local:
Instituto Ling
Rua João Caetano, 440
Porto Alegre
(+55 51) 35335700
Horário:
Das 19h30 às 21h30
$
De R$20 a R$40
Ingresso
Literatura
Clube de Leitura | Dom Casmurro de Machado de Assis, com Luís Augusto Fischer

Encontros mensais dedicados à leitura e à discussão de romances referenciais na literatura mundial. A cada encontro, um novo livro e um novo convidado animam a conversa de uma segunda-feira à noite. Um convite à leitura e ao convívio: venha!

Nesta edição: Dom Casmurro, de Machado de Assis, com Luís Augusto Fischer.

No segundo encontro de nosso Clube de Leitura, o escritor Luís Augusto Fischer apresenta a obra de outro brasileiro distinto: Dom Casmurro, de Machado de Assis. Repare, caro amigo, que esse pode ser o estímulo que faltava para matar as saudades deste grande clássico de nossa literatura, um livro que em última análise versa sobre o peso da dúvida.

Sobre o livro: Dom Casmurro foi publicado em 1899. Narrado em primeira pessoa pelo protagonista, conhecemos a história de Bento Santiago, que entre as lembranças nostálgicas do passado e o tempo presente, busca “atar as duas pontas da vida”, a infância e a velhice. Assim, divide com o leitor sua trajetória até a vida adulta, para tratar do tema central da história: a dúvida implacável que paira sobre sua existência, na ideia da traição de sua mulher com o seu melhor amigo, Capitu e Escobar.

Em Dom Casmurro, Machado de Assis evidencia questões sociais, tratando das diferenças entre ricos e pobres e, de forma especialmente inovadora para a época, o tratamento marginal concedido à mulher. A história nos é contada pelas lentes do rapaz de família abastada, que casa com a moça pobre. A subjetividade e a memória falível são outros elementos que percorrerão a obra de Machado de Assis, onde os fatos são narrados pelo já velho Dom Casmurro, um homem emotivamente arrasado.

Sobre o convidado: Luís Augusto Fischer é professor titular de Literatura Brasileira na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Graduado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, possui mestrado e doutorado em Letras pela mesma instituição. Fez estágio de pós-doutorado na Sorbonne, Paris VI. É autor de vários livros, entre os quais “Machado e Borges”. É também crítico literário e desenvolve pesquisas na área de história da literatura brasileira e americana.

Esta atividade tem patrocínio da Crown Embalagens e financiamento do Ministério da Cidadania, Governo Federal.

Envie para um amigo!

CATEGORIAS
Contato
para dicas:
para anunciar: