Porto Alegre
Local:
Área 51
Avenida Coronel Lucas de Oliveira, 894
Porto Alegre
Horário:
das 19h às 23h
$
Gratuito
Artes Visuais, Exposição
Abertura da exposição “Graças às Deusas”

O coletivo de curadoria e conteúdo de arte Artikin e a escola de metodologias criativas Perestroika convidam para a abertura da exposição inaugural do Projeto Blackwall 2019.

“Graças às Deusas” será a primeira de três exposições que realizaremos ao longo deste ano, no intuito de disseminar trabalhos e poéticas da geração de artistas atuantes na cena contemporânea de Porto Alegre e região.

A exposição coletiva é composta por artistas mulheres que criam mediante diferentes suportes, meios, sagrados e profanos – “Graças às Deusas” propõe que não há forma, nem nome, nem pudor, nem comportamento, nem aparência, nem expectativas, nem poder pré-definido de feminino.

O processo curatorial da exposição foi fortalecido e democratizado por uma chamada aberta promovida pelo Artikin durante o mês de abril. Aos artistxs interessadxs em participar das próximas edições, a convocatória segue aberta pelo link bit.ly/BlackWall2019

–––––––––––––––––––––––––––––––––––––

ARTISTAS PARTICIPANTES

Ariane Oliveira
Juliana Gonzalez
Marina Borges
Melina Toffanello
Mitti Mendonça
Renata Sampaio
Ursula Jahn
Verônica Vaz

–––––––––––––––––––––––––––––––––––––

NÃO HÁ FORMA PRÉ-DEFINIDA DE FEMININO
– por Juliana Proenço de Oliveira

Esqueça-se o aqui e agora. Ishtar, Sekhmet, Ártemis, Frigga, Tonantzin, Jaci, Iemanjá: todas divindades femininas, nenhuma idêntica. Criaturas multipoderosas, que se fortalecem nas suas ambiguidades, na insubmissão, no inconstante da natureza. E que resistem, como santas ou como bruxas, milênios depois, na invisível trama simbólica dos nossos imaginários.

Ainda assim, o-que-cabe-ou-não a uma mulher fazer é disparador de uma luta já antiga e sem sinal de encerramento. Veja-se a arte, um terreno (em tese) aberto: o devido reconhecimento às artistas mulheres foi negado sob alegação de inexistência ou de produção “menor”, “artesanal”, por séculos a fio. Na série “Anonymous was a woman”, Miriam Schapiro retoma Virginia Woolf, abordando a incômoda questão de que, mesmo (ou sobretudo) na modernidade, a produção feminina teve a autoria suprimida; bordados, estampas e performances não eram assináveis, nem com pseudônimos.

E os suportes tradicionais tampouco traziam alternativas viáveis. Como esquecer do “elogio” de Hans Hoffman diante de uma pintura de Lee Krasner (não só esposa de Pollock, mas exímia abstracionista): “Isso é tão bom que você nunca saberia que foi feito por uma mulher”.

Lembre-se que o exemplo de Krasner é dos anos 1950, e de Schapiro, dos 70. Não é exagero algum reforçar, aqui e agora, a produção artística, a liberdade e as ambiguidades femininas. É isto que esta exposição propõe, envolvendo artistas que trabalham com diferentes suportes, meios, formas, sagrados e profanos.

Não há forma, nem nome, nem pudor, nem comportamento, nem aparência, nem expectativas, nem poder pré-definido de feminino.

–––––––––––––––––––––––––––––––––––––

PROGRAME-SE

Abertura: 21/5 | terça-feira

Horário: 19h às 23h

Visitação: 22/5 a 19/7 [mediante agendamento pelo e-mail michelle@perestroika.com.br ou durante os eventos previstos no calendário da mostra – a serem anunciados]

Local: Perestroika | AREA51 – Av. Cel. Lucas de Oliveira, 894 – Porto Alegre/RS, Brasil

A noite de abertura contará com música por Carol Zenha e os drinks assinados pelo Bar Josephyna’s estarão à venda.

–––––––––––––––––––––––––––––––––––––

EQUIPE ARTIKIN POA

Eduardo Biz
Gabriela Traple Wieczorek
Juliana Proenço de Oliveira
Laura Klein
Lucie Menegon Alessi

Artikin é um coletivo de curadoria cultural e criação de conteúdo especializado em arte – conheça nosso site www.artikin.com

Para receber conteúdos especiais sobre a exposição, assine nossa newsletter: http://eepurl.com/gd-LoD

Envie para um amigo!

Festa
Festa
Workstation
Dado Bier Royal Black Pub
Festa
Workstation
Dado Bier Royal Black Pub
Moda
Moda
Brechó da KSA
KSA
Moda
Brechó da KSA
KSA
Festa
Festa
Madame X – A nova noite Madonna
Venezianos
Festa
Madame X – A nova noite Madonna
Venezianos
Festa Junina
Festa Junina
Arraial do Rock
Praça Garibaldi
Festa Junina
Arraial do Rock
Praça Garibaldi
CATEGORIAS
Contato
para dicas:
para anunciar: